Dialogando sobre deficiência no contexto indígena: conversa com o coletivo Acessibilindígena
Local:
Youtube @museudasculturasindigenas
Data:
07/12/2023, das 15h às 17h
Informações:
(11) 3873-1541 ou contato@museudasculturasindigenas.org.br
Na semana do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o Museu das Culturas Indígenas aborda a luta pelos direitos das pessoas indígenas com deficiência e neurodivergentes. Como parte da programação da Virada Inclusiva de 2023, cujo tema é “Vozes Unidas, Direitos Iguais”, será realizada conversa com o coletivo Acessibilindígena: Minha Deficiência Não Me Faz Menos Indígena, que foi criado por indígenas com deficiência pertencentes a vários povos para tratar da temática da acessibilidade neste contexto.
Siana Leão Guajajara é indígena do povo Guajajara, da aldeia Pentecostes, na Terra Indígena Cana Brava (Barra do Corda, Grajaú e Jenipapo dos Vieiras – MA). Estudante do curso de Letras Português, é pesquisadora da Educação Inclusiva no Instituto Federal de Brasília (IFB) e na Secretaria de Saúde Indígena (Sesai). Foi eleita delegada na 17ª Conferência Nacional Livre da Pessoa com Deficiência, é uma das co-fundadoras do coletivo Acessibilindigena e também faz parte da diretoria da União Plurinacional dos Estudantes Indígenas (UPEI), representando os indígenas com deficiência dentro das universidades.
Ynathari Ampak Xavante Pataxó, nascida no Vale do Jequitinhonha, reside no norte de Minas Gerais. É atriz pelo projeto de extensão da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com referência às culturas indígenas e ciganas; atualmente, estuda Biologia na Unimontes. Como parceira da TEA-BH (Comissão das Associações de Autismo de Belo Horizonte), é representante autista em Minas Gerais, e, também, uma das co-fundadoras do Coletivo Acessibilindígena.
Observação: o evento será inteiramente on-line, não sendo necessária a vinda ao Museu.