Ciclo de Estudos Nhe’ery – Ayvu Pará – Ciclo Selvagem

Rua Dona Germaine Burchard, 451 – Barra Funda/SP

30/05/2023 a 03/06/2023, das 14h às 17h

Inscreva-se:

Desde 2020, com orientação de Carlos Papá, o Ciclo de Estudos Selvagem envereda em aprendizados que envolvem a tradução de palavras da língua Guarani num sentido não-reducionista. Papá revela e apresenta o caminho ao encontro da construção da linguagem Guarani e seus profundos significados originários.

Serão cinco aulas presenciais oferecidas gratuitamente para o público. Cada aula será de três horas de duração (de 14h às 17h) e terá um convidado para cada data: Luis Karai (Litoral Sul), Saulo Kuaray (Vale do Ribeira), Luã Apyka (Peruíbe), Ivanildes Kerexu (Ubatuba) e Catarina Delfina dos Santos (Peruíbe).

Aula 1 – SERES QUE HABITAM A NHE’ERY

Apresentação e diálogo sobre a origem do mundo na perspectiva Guarani Mbya e apresentação de conceitos básicos.

Data: 30/05/2023

Aula 2 – FRUTAS DA NHE’ERY TEMBIU PORÃ • TEMBIU VAIKUE

Comida boa e saudável, comida ruim e doentia. Diálogo sobre a dimensão dos alimentos que vivem na floresta e a alimentação na atualidade.

Data: 31/05/2023

Aula 3 – ARANDU • SENSÍVEL SABEDORIA

Espiritualidade Guarani Mbya. Caminhos sobre a delicadeza e força da espiritualidade e a resistência.

Data: 01/06/2023

Aula 4 – TAPE RERY

Nomes dos caminhos, reconhecimento dos nomes de rios, pontes e avenidas em Tupi-Guarani.

Data: 02/06/2023

Aula 5 – JEROKY • BROTAR EM SI

Atos para o corpo. Convite para permitir-se sentir. Diálogos sobre o corpo, a mente e o espírito.

Data: 03/06/2023