Pular navegação

Brincadeiras Indígenas com os Mestres de Saberes do Museu das Culturas Indígenas

Local:

Parque da Água Branca

Data:

14/12/2024, das 10h às 12h

Entrada:

gratuita

Vagas:

30 (trinta)

Informações:

(11) 3873-1541 ou contato@museudasculturasindigenas.org.br

Classificação:

Livre

A atividade será realizada no Parque da Água Branca (Av. Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca), sem a necessidade de inscrição prévia.

Em mais uma parceria com o Parque da Água Branca, em dezembro, os Mestres de Saberes do MCI ensinarão brincadeiras tradicionais indígenas para praticar ao ar livre. Algumas das atividades fazem parte da infância de quem vive na cidade, enquanto outras são muito diferentes. Corrida de tora, arco e flecha, cabo de força, tacape são alguns dos exemplos que os adultos e as crianças poderão brincar e aprender. Com Cláudio Verá (Guarani Mbya), Ynaiê (Wassu-Cocal) e Rhakany (Tupi-Guarani).

Sobre Cláudio Verá
Guarani Mbya, Mestre dos Saberes do MCI, trabalhou por 10 anos como professor da rede pública, lecionando Língua Materna e Cultura Étnica na T.I. Tenodé e Kurukutu, toca violão guarani e ravé, joga futebol, já viveu em diversos territórios indígenas pelo Brasil e passou por territórios indígenas pelo mundo. Traz conhecimentos sobre cosmovisão guarani, comidas, crenças, pássaros, flora, etc. Desde setembro de 2022 atua no museu como mestre de saberes.

Sobre Ynaiê Máximo
Pertence à etnia Wassu-Cocal, cresceu na cidade de Guarulhos e desde 2020 vive na Aldeia Filhos desta Terra, localizada na mesma cidade. Gosta de desenhar e também cantar e dançar Toré. Já criança, dava palestras na sua escola falando sobre sua cultura e desde então acompanha seus pais nas apresentações tocando seu maracá, atualmente é Mestre dos Saberes no MCI. Está no museu desde dezembro de 2022 como mestra de saberes.

Sobre Rhakany
Mestre de Saberes no Museu de Culturas Indígenas desde outubro de 2024. É da etnia Tupi-Guarani e veio do interior de SP, da Terra Indígena Araribá e mora desde os sete anos de idade na Terra Indígena Jaraguá (Tekoa Pyau). Adora crianças, gosta de cantar e dançar e jogar futebol. É uma mulher muito feliz e gosta sempre de alegrar o dia das pessoas.

Observações:

  • a atividade será realizada no Parque da Água Branca (Av. Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca);
  • evento sem a necessidade de inscrição prévia;
  • para sua comodidade, aconselhamos chegar com antecedência de 30 minutos do horário da atividade;
  • a entrada de crianças com até 11 anos só é permitida se acompanhada de uma pessoa responsável maior de 18 anos, que deverá estar sempre presente.

BUSCAR

Todos os direitos reservados © Museu das Culturas Indígenas 2023 | Desenvolvido por Inova House 

Integração