Pular para o conteúdo principal

Vivências nas aldeias são exibidas em documentários no Museu das Culturas Indígenas 


Registros audiovisuais contam com a produção coletiva dos moradores do território Paranapuã, em São Vicente (SP), e do diretor indígena Alberto Alvares; a participação é gratuita com retirada de ingresso no site: https://museudasculturasindigenas.org.br/ 

Frame do documentário “Arandu Nhembo’e – Em busca do saber” (2015), de Alberto Alvares.  Foto: divulgação

São Paulo, setembro de 2024 – Nesta quinta-feira (26/09), às 18h, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) exibirá dois documentários que retratam vivências de povos indígenas em territórios originários. Após a projeção do Cineclube TAVA, realizado em parceria com a Prefeitura de São Vicente, o bate-papo ficará por conta de Pará Poty Franciele, Pará Poty Eliana e Werá Mirim Xunu Ronildo, participantes do Coletivo da Aldeia Paranapuã, produtores de um dos curtas-metragens exibidos. O MCI é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim. 

Tekoa Paranapuã Nhemboypy (2024), do Coletivo da Aldeia Paranapuã, traz registros do território originário localizado em São Vicente (SP). Depoimentos mostram a relação dos moradores com um entorno repleto de espécies naturais e apresentações artísticas expõem a vida em comunidade. O registro é resultado de uma oficina de criação de audiovisual conduzida pelo cineasta Alberto Álvares. 

A busca dos jovens pelo nhandereko (modo de vida Guarani) na Aldeia Yynn Moroti Werá, na Terra Indígena de Biguaçu (SC) é captada no documentário Arandu Nhembo’e – Em busca do saber (2015), do diretor Alberto Alvares. Por meio do conhecimento dos anciões no território, a produção acompanha uma parte da preparação de Karai Wilson Moreira para cerimônia da busca da visão.

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL INDÍGENA 

O Museu das Culturas Indígenas preparou uma lista de produções de cineastas indígenas que mostram a diversidade e cultura de diferentes povos. Conheça algumas das obras: 

1. Mokoi Tekoá Petei Jeguatá – Duas aldeias, uma caminhada (2008) 

Dirigido por Germano Benites, Ariel Duarte Ortega e Jorge Ramos Morinico, o filme retrata a realidade de duas comunidades Guarani-Mbya no Rio Grande do Sul. O documentário acompanha o cotidiano e traz o contexto histórico da comunidade, desde o primeiro contato com os europeus na colonização até as dificuldades de convívio após os processos de urbanização na região.  

2. “Yvy Reñoi, Semente da Terra” (2019) 

Produzido pelo coletivo Ascuri, a filmagem conta a formação de uma milícia armada que ataca os territórios dos povos Kaiowá e Guarani, a 279 km de Campo Grande (MS).  

3. “Curadores da Terra-Floresta” (2014) 

O documentário mostra a reunião de xamãs Yanomami, que ajuda do alimento dos espíritos, o rapé yakoana, vão tratar os males provocados pelas cidades e doenças dos brancos. O filme é dirigido por Morzaniel Iramari. 

4. “Pi õ nhitsi – Mulheres Xavante sem nome” (2009) 

Essa produção de Divino Tserewahú e Tiago Campos Torres conta a reconstituição de memórias e identidades da etnia Xavante, em Mato Grosso.  

5. “Tatakox Vila Nova” (2008) 

Produzido pela Comunidade Maxakali Aldeia Vila Nova do Pradinho, em Bertópolis/MG, o documentário mostra o ritual de exumação de crianças-espírito para levá-las às mães e às meninas na aldeia. O ritual e a própria filmagem são conduzidos pelos pajés Manuel Damásio e Toninho Maxakali. 

SERVIÇO

Cineclube TAVA: “Tekoa Paranapuã Nhemboypy” e “Arandu Nhembo’e – Em busca do saber”

Data e horário: 26/09/2024, das 18h às 20h

Sobre o MCI    

Localizado na capital paulista, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari – Organização Social de Cultura, em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Aty Mirim.   

Museu das Culturas Indígenas  

Endereço: Rua Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca – São Paulo/SP      

Telefone: (11) 3873-1541     

E-mail: contato@museudasculturasindigenas.org.br          

Site: www.museudasculturasindigenas.org.br           

Redes sociais   

Instagram (@museudasculturasindigenas)           

Facebook (/museudasculturasindigenas)           

Twitter (@mcindigenas)     

YouTube (@museudasculturasindigenas)                     

IMPRENSA

AGÊNCIA GALO    

Assessoria de Imprensa – Museu das Culturas Indígenas          

contato@agenciagalo.com             

Laiz Sousa           

(11) 98184-4575           

laiz.sousa@agenciagalo.com              

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo     

Assessoria de Imprensa     

(11) 3339-8062 / (11) 3339-8585     

imprensaculturasp@sp.gov.br       Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

BUSCAR

Todos os direitos reservados © Museu das Culturas Indígenas 2023 | Desenvolvido por Inova House 

Integração