CineClube TAVA exibe o longa-metragem “Para’i” no Museu das Culturas Indígenas, com bate-papo com a atriz Samara Para Mirim
Filme conta a história de Pará, uma menina indígena que redescobre suas origens, cultura e identidade;
Exibição é gratuita, com vagas limitadas e retirada de ingresso no site

São Paulo, agosto de 2023 – O CineClube TAVA, iniciativa do Museu das Culturas Indígenas (MCI) para a difusão da produção cinematográfica dos povos originários, exibe, em 31/08, o longa-metragem “Para’i”. Após a projeção, marcada para 18h na sede do MCI, a atriz Samara Para Mirim participa de um bate-papo com o público. O Museu das Culturas Indígenas éumainstituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.
Samara Para Mirim, que é atriz e estagiária do programa educativo do MCI, vai falar sobre sua participação no elenco e comentar a trajetória de sua personagem no filme. A exibição será gratuita, mas é necessário retirar o ingresso no site.
O filme, uma importante contribuição para o cinema indígena, contou com realizadores e elenco indígena e, posteriormente, foi selecionado para a mostra Première Brasil: Longas Novos Rumos da 20ª edição do Festival do Rio. As filmagens do longa-metragem aconteceram na aldeia Yvy Porã, em colaboração com o Grupo Audiovisual da Terra Indígena Jaraguá.

SINOPSE
O filme conta a história de Pará, uma menina Guarani, e seu encontro, por acaso, com um milho tradicional. Encantada com as sementes coloridas, procura entender sua origem e como cultivar o alimento. Durante a busca, surgem questionamentos existenciais sobre a sua origem e cultura – ela questiona o fato de falar português e não conhecer o idioma Guarani, a diferença entre seus colegas da escola e a luta constante de seu povo por um território. A poluição da aldeia de Pará impossibilita a plantação do milho, o que leva a garota a realizar uma jornada até a aldeia de seu avô. Mesmo com todas as dificuldades, ela não desiste, mostrando que dentro de si há muita força para resistir, semear e crescer.
FICHA TÉCNICA
Para’i (2018)
Direção e roteiro: Vinicius Toro
Duração: 82 min
Produtora: Travessia
Sobre o MCI
Localizado na capital paulista, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari – Organização Social de Cultura, em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Aty Mirim.
SERVIÇO
CineClube TAVA
Data e horário: 31 de agosto, às 18h
Local: Museu das Culturas Indígenas – R. DonaGermaine Burchard, 451, Água Branca, São Paulo/SP
Museu das Culturas Indígenas
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h; às quintas-feiras até às 20h; fechado às segundas-feiras (exceto feriados)
Telefone: (11) 3873-1541
E-mail: contato@museudasculturasindigenas.org.br
Site: www.museudasculturasindigenas.org.br
Redes sociais
Instagram (@museudasculturasindigenas)
Facebook (/museudasculturasindigenas)
Twitter (@mcindigenas)
YouTube (@museudasculturasindigenas)
IMPRENSA
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)
imprensaculturasp@sp.gov.br
AGÊNCIA GALO
Assessoria de Imprensa – Museu das Culturas Indígenas
contato@agenciagalo.com
Laiz Sousa
(11) 98184-4575
laiz.sousa@agenciagalo.com