VIVA AMERÍNDIA – artes, culturas e economia indígena
Local:
MCI | Pátio
Data:
07 e 08/12/2024, das 10h às 17h
Entrada:
gratuita
Informações:
(11) 3873-1541 ou contato@museudasculturasindigenas.org.br
Classificação:
Livre
O VIVA AMERÍNDIA é um encontro intercultural para fortalecer o protagonismo indígena por meio da música, artes, culturas, ativismo e sustentabilidade. Acolhido pelo MCI, em parceria com o Instituto Maracá, o evento foi concebido por Alice Haibara e produzido por Melissa Volk.
Com grupos dos povos Guarani Mbya (SP); Kalapalo, Kisedje, Kuikuro, Mehinako, Wauja e Yawalapiti (MT); Huni Kuin, Noke Koi, Waninawa e Yawanawá (AC); Pankararu (PE); e Pataxó (BA), as apresentações mostrarão a ancestralidade e a contemporaneidade em expressões artísticas tradicionais, cantos, danças, rezos a fim de possibilitar a proximidade e a interatividade com o público.
Nas conversas, lideranças indígenas trarão suas visões e experiências sobre temas de grande relevância para a sociedade: clima e meio ambiente, sustentabilidade, autonomia e protagonismo das mulheres indígenas na luta contra a violência, apropriação cultural e práticas espirituais, além da cosmologia em diálogo com os novos tempos.
A Feira de Artes Manuais propõe o comércio de artes indígenas que carregam técnicas, conhecimentos ancestrais, histórias e significados. Os visitantes poderão adquirir diferentes peças, diretamente com artistas e artesões que promovem a sustentabilidade e fortalecem, especialmente, as mulheres indígenas.
PROGRAMAÇÃO
07/12/2024, Sábado
10h00 às 17h00 | Feira de Artes Manuais
10h00 às 10h30 | Abertura
10h30 às 12h30 | Apresentação Cultural Multiétnica: Grupo Awavãna – Yawanawá; Comitiva Umatalhi – Alto Xingu; Coral e Xondaro das Tekoas Tenondé e Kalipety – Guarani Mbya; Comitiva Pei Kawa – Huni Kuin; Grupo Pataxó da Aldeia Mãe Barra Velha
13h00 às 14h00 | Conversa: Apropriação Cultural e Mudança Climática, com Ana Terra Yawalapiti e Jerá Guarani Mbya
14h30 às 15h30 | Show: Comitiva Pei Kawa – Huni Kuin
16h00 às 17h00 | Show: Owerá – Rap Guarani
08/12/2024, Domingo
10h00 às 17h00 | Feira de Artes Manuais
10h30 às 11h30 | Show: Comitiva Wani Sai Keneya – Waninawa
11h30 às 12h30 | Show: Associação Pankararu Real Parque
13h00 às 14h00 | Conversa: Mulheres Indígenas – autonomia e empoderamento, com Eryia Yawanawá, Araju Ara Poty e Watatakalu Yawalapiti
14h30 às 15h30 | Show: Coral Guarani Mbya – Terra Indígena do Jaraguá
16h00 às 17h00 | Show de Encerramento: Comitiva Awavãna – Yawanawá
Sobre Alice Haibara
Concepção, curadoria e realização. Antropóloga, artista plástica, produtora cultural e indigenista, atua há 18 anos junto aos povos indígenas no Brasil. É fundadora e coordenadora da Arte Ameríndia, trabalha em projetos de valorização cultural, fortalecendo especialmente o trabalho das mulheres indígenas enquanto lideranças políticas e espirituais.
Sobre Melissa Volk
Produção e realização. Publicitária com mais de 25 anos de experiência em grandes agências, trabalhou na WGSN, uma das principais agências de tendências do mundo. Criou o Slow Market Brasil, mercado 100% formado por marcas independentes e sustentáveis de diversos segmentos (2016); cocriou a Virada Zen Market, uma parceria entre o Slow Market Brasil e a Virada Zen (2017); lançou o Slow Market.Beauty, 1° evento voltado à beleza consciente do Brasil (2018). Foi curadora e colaboradora do BEFW – Brasil Eco Fashion Week em cinco edições e especialista convidada do curso de Pós-Graduação “Cosmética e Estética: Gestão, Negócios e Procedimentos”, da PUCRS, em parceria com UOL EdTech. É palestrante e mentora para empreendedores de beleza e bem-estar.
Observações:
- não há necessidade de inscrição para este evento;
- para sua comodidade, aconselhamos chegar com antecedência de 30 minutos do horário da atividade;
- a entrada de crianças com até 11 anos só é permitida se acompanhada de uma pessoa responsável maior de 18 anos, que deverá estar sempre presente;
- é proibida a circulação com bolsas grandes, mochilas ou sacolas nas áreas internas do Museu (3º ao 7º andar). Disponibilizamos guarda-volumes na Recepção, no térreo, com acesso limitado. Bolsas de amamentação ou bolsas com medicação são exceções permitidas.