Jornada do Patrimônio – Re-ocupando o centro: São Paulo, Terra Indígena
Local:
Largo Páteo do Colégio, em frente ao nº 184 (edifício da Secretaria da Justiça e Cidadania - Palácio Manoel Pedro Pimentel | Centro Histórico)
Data:
17/08/2024, das 10h às 12h
Entrada:
gratuita, mediante inscrição antecipada
Vagas:
15 pessoas
Informações:
(11) 3873-1541 ou contato@museudasculturasindigenas.org.br
Classificação:
Livre
Inscrições de 10 a 16 de agosto, até às 17h, ou esgotamento das vagas (o que acontecer primeiro).
Em agosto, o Museu das Culturas Indígenas promove visita guiada ao centro de São Paulo como parte da programação da Jornada do Patrimônio 2024, que chega à sua décima edição com o tema “Patrimônio e Sustentabilidade”. A atividade, guiada pelos Mestres de Saberes do MCI – indígenas de diversas etnias -, consistirá em caminhada e conversa em pontos centrais da cidade de São Paulo, como o Páteo do Colégio, ressignificando a história que por muitos anos insistiu em apagar a memória indígena.
Levando em consideração que povos indígenas desempenham papel crucial na preservação ambiental, dada sua profunda conexão e conhecimento sobre a natureza, trazer pessoas indígenas para ressignificar pontos chave da história de São Paulo coloca uma reflexão que problematiza processos históricos e propõe outras visões de mundo – sustentáveis.
Sobre a Jornada do Patrimônio
Criada em 2015, foi instituída pela Lei Municipal nº 16546/2016 e tem como objetivo a valorização do patrimônio cultural do Município de São Paulo. Realizada pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), através do seu Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) e da Coordenadoria de Programação Cultural (CPC), acontece em diferentes regiões e envolve espaços públicos e privados, por meio de diversas ações que contribuem para a sensibilização e apropriação do tema pela população.
A edição de 2024 propõe explorar como a tradição e a inovação se encontram, discutindo possibilidades de reutilização de prédios históricos, envolvendo comunidades locais, destacando o papel da economia criativa e do turismo sustentável, valorizando memórias através da tecnologia e recursos digitais e alinhando-se ao debate internacional, como os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O evento é uma oportunidade de reflexão sobre o papel do patrimônio nas dinâmicas municipais, reforçando sua dimensão plural e cidadã e fortalecendo nossos sentidos de pertencimento e identidade na cidade.
Observações:
- o encontro será no Largo Páteo do Colégio, em frente ao nº 184 (edifício da Secretaria da Justiça e Cidadania – Palácio Manoel Pedro Pimentel | Centro Histórico);
- em caso de chuva, a atividade será realizada no Museu das Culturas Indígenas (fique atento ao e-mail registrado na inscrição para possíveis atualizações);
- as inscrições serão realizadas de 10 a 16 de agosto, até às 17h, ou esgotamento das vagas (o que acontecer primeiro);
- para sua comodidade, aconselhamos chegar com antecedência de 30 minutos do horário da atividade;
- Programação Completa da Jornada do Patrimônio 2024: clique aqui.