Férias na TAVA | Torneio: Ninmangwá Djagwareté – Brincadeira da Onça

16 pessoas por categoria

Classificação:

Livre

A onça pintada é um símbolo muito forte da luta dos povos de Abya Yala (América). É uma irmã que luta ao lado e que ensina o caminho da resistência e sobrevivência, estando presente na história, memória e narrativa da cosmovisão de diferentes povos originários.

Ninmangwá Djagwareté, a Brincadeira da Onça, mostra a dimensão lúdica desses povos. Traz a importância de incorporar cultura, irmã natureza, história e memória e contribui para a Educação Cultural, maior desenvoltura e agilidade ao tomar decisões, aumento da disciplina e da velocidade de pensamento. Ajuda a lidar com sentimento de perda e ganho, desenvolve criatividade, favorece a capacidade de resolução de problemas e une as pessoas. No Mato Grosso, é jogado pelos Bororo; no Acre, pelos Manchineri e Kaxinawá; e em São Paulo, pelos Guarani.

Regras do Jogo

1. O jogo é disputado por duas pessoas em um tabuleiro.
  2. Um lado do jogo, representa a onça (1 peça); o outro, os cachorros (14 peças).
  3. O(a) jogador(a) com a onça deve capturar cinco cachorros. O(a) jogador(a) com a matilha deve encurralar a onça, deixando-a sem possibilidade de se movimentar pelo tabuleiro.
  4. O(a) jogador(a) com a onça sempre começa o jogo.
  5. As peças podem ser movidas em qualquer direção pelo tabuleiro (frente, trás, lados ou diagonal).
  6. A captura acontece quando a peça da onça salta por um dos cachorros e para numa casa vazia, sendo permitido captura simultânea (similar ao jogo de Damas).

Regras do Torneio

1. O torneio contará com disputas individuais nas categorias “infantil” (até 12 anos), “juvenil” (de 13 a 18 anos) e “adulta” (acima de 18 anos).
  2. A participação de crianças com até 11 anos só é permitida se acompanhada de uma pessoa responsável maior de 18 anos, que deverá estar sempre presente.
  3. Serão disponibilizadas até 16 vagas por categoria.
  4. As inscrições serão realizadas, presencialmente, no dia e local da atividade, por ordem de chegada, das 09h às 10h ou até o esgotamento das vagas (o que acontecer primeiro).
  5. Será realizado sorteio, após finalização das inscrições, para definição das duplas que competirão entre si.
  6. Será realizado sorteio, antes de cada partida, para definir qual jogador(a) representa a onça ou os cachorros.
  7. As partidas terão duração máxima de 15 (quinze) minutos, sem intervalos.
  8. Ganha o(a) jogador(a) que completar sua tarefa (capturar cinco cachorros ou encurralar a onça) dentro do tempo estabelecido. Caso o(a) jogador(a) que estiver representando os cachorros não conseguir encurralar a onça dentro do tempo limite, será considerada vitória do(a) jogador(a) que estiver com a onça.
  9. Os(as) ganhadores(as) de cada partida se enfrentarão em outras partidas até chegar em um(a) vencedor(a) geral, dentro da categoria para qual se inscreveu.
  10. O primeiro colocado em cada categoria será premiado.
  11. Todas as dúvidas ou apontamentos necessários serão diretamente orientados pela equipe do Museu das Culturas Indígenas, no dia e local do torneio, antes do início das partidas.
  12. Caberá ao MCI cumprir e fazer cumprir essas regras.

Antes do início dos jogos do torneio, haverá uma demonstração da Ninmangwá Djagwareté – Brincadeira da Onça conduzida pelos Mestres de Saberes, educadores indígenas do MCI.

Sobre o Férias na TAVA
Para o mês de julho de 2024, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) promove diversas atividades voltadas ao compartilhamento de experiências em famílias plurais. Públicos de todas as idades estão convidados a participar.

Observações:

• as inscrições serão realizadas, presencialmente, no dia e local da atividade, por ordem de chegada, das 09h às 10h ou até o esgotamento das vagas (o que acontecer primeiro);
  • para sua comodidade, aconselhamos chegar com antecedência de 30 minutos do horário da atividade;
  • a participação de crianças com até 11 anos só é permitida se acompanhada de uma pessoa responsável maior de 18 anos, que deverá estar sempre presente;
  • é proibida a circulação com bolsas grandes, mochilas ou sacolas nas áreas internas do Museu (3º ao 7º andar). Disponibilizamos guarda-volumes na Recepção, no térreo, com acesso limitado. Bolsas de amamentação ou bolsas com medicação são exceções permitidas.