Virada da Maturidade: acolhimento e roda de conversa para público idoso

26/04/2024, das 15h às 17h

gratuita, mediante inscrição antecipada

Integrando a programação da Virada da Maturidade 2024, a ser realizada entre 25 e 27 de abril, o Museu das Culturas Indígenas traz um encontro que visa promover trocas culturais que perpassam por temas como memórias, origens, experiências, sendo uma oportunidade de conhecer diferentes perspectivas indígenas sobre o envelhecer e o papel social do idoso em suas culturas. Com Natalício Karai e Cláudio Vera.

Natalício Karai de Souza é Guarani Mbya, nasceu no Paraná na aldeia Pinhal. Com 16 anos, passou a morar na aldeia Tenonde Porã em Parelheiros, na cidade de São Paulo, e há mais de 20 anos vive na Terra Indígena Jaraguá. É Mestre dos Saberes no MCI e artesão, fazendo esculturas de animais em madeira. Em sua aldeia é considerado xeramoi, um ancião e líder religioso. Gosta de falar sobre sua cultura, da espiritualidade e das tradições do seu povo, passando para os mais novos aquilo que aprendeu com seus mais velhos.

Cláudio Vera é da etnia Guarani Mbya. Trabalhou por 10 anos como professor da rede pública, lecionando Língua Materna e Cultura Étnica nas Terras Indígenas Tenonde e Krukutu. Toca violão guarani e ravé, joga futebol, já viveu em diversos territórios indígenas pelo Brasil e passou por outros tantos pelo mundo. Traz conhecimentos sobre cosmovisão guarani, comidas, crenças, pássaros, flora, etc. Atualmente, é Mestre dos Saberes do MCI.

Virada da Maturidade
Chegando a sua 5ª edição, a Virada da Maturidade é o primeiro e o maior festival que promove o protagonismo das pessoas idosas no Brasil. Por meio de atividades gratuitas diversas, o evento valoriza e promove o protagonismo das pessoas maduras (50+), com a participação ativa de pessoas idosas e abordagem de temas pertinentes ao envelhecimento. O evento reúne oficinas culturais, atividades físicas, de saúde, show de talentos e palestras, entre outras atividades gratuitas, consolidando e celebrando a saúde, a cultura, a vivência, a sociabilidade e a satisfação da realização – independentemente da idade.