Palestra – Povos Indígenas e Educação Intercultural: Propostas Pedagógicas para a Quebra de Estereótipos

Museu das Culturas Indígenas (R. Dona Germaine Burchard, 451 - Água Branca, São Paulo/SP)

20/08/22, às 10h00

gratuita

50 pessoas, mediante inscrição antecipada

Proponente: cacique e professor Ubiratã Gomes

Toda e qualquer cultura está em constante transformação, cabe a nós, líderes e educadores indígenas, compartilharmos nossas perspectivas sobre as especificidades dos diferentes grupos étnicos, valorizando e criando a “cultura do respeito” por meio da educação Intercultural.

A palestra tem o intuito de desfazer equívocos relacionados as culturas indígenas brasileiras, bem como informar quem são e como vivem algumas dessas comunidades no Brasil, e especificamente, no Estado e na cidade de São Paulo. Pretende – se evidenciar características peculiares de algumas etnias, quebrando estereótipos e desmistificando a categoria de “índio genérico”, que permanece entranhada nas imagens e percepções de grande parte da população brasileira a respeito dos povos indígenas.

A dinâmica estimulará uma interação mútua com o público, por meio de perguntas e respostas sobre a temática indígena, através de uma roda de conversa voltada principalmente a educadores/as e professores/as das redes pública e particular.