Palestra – A Resistência do Povo Guarani: História, Língua e Cultura

Museu das Culturas Indígenas (R. Dona Germaine Burchard, 451 - Água Branca, São Paulo/SP)

21/08/2022 das 15 às 17h

gratuita

50 pessoas, mediante inscrição antecipada

Proponente: Luiz Karaí

Resumo: A palestra abordará a história da resistência do povo Guarani do sul a sudeste do país, cujo espírito de luta se depara com as dificuldades relativas à apropriação da língua portuguesa em diferentes contextos, inclusive na cidade de São Paulo. Na trajetória do povo, destaca-se a vivacidade da língua e do patrimônio cultural, criativamente atualizado a cada geração. No meio dessa atividade haverá uma breve demonstração da dança das kunhataingue, que traz um sentido vinculado a felicidade e ao amor pelo corpo.