Oficina de Grafismos, com Larissa Tukano

gratuita, mediante inscrição antecipada

Classificação:

Livre

Os grafismos indígenas representam ideias, pensamentos, vivências e experiências através de linhas e padrões geométricos, sendo elemento importante das culturas dos diversos povos que os utilizam como parte de seu modo de vida.

O povo Tukano, autodenominado Ye’pa Mahsã, está presente nos territórios brasileiro (Amazonas), colombiano e venezuelano. A família linguística Tukano Oriental engloba pelo menos 16 línguas, dentre as quais o Tukano propriamente dito é a que possui maior número de falantes. Ela é usada não só pelos Tukano, mas também pelos outros grupos do Uaupés brasileiro e em seus afluentes Tiquié e Papuri.

Larissa Ye’padilho é uma jovem realizadora indígena da etnia Tukano, da comunidade Taracuá, localizada no município de São Gabriel da Cachoeira (AM). É formada em oficinas de cinema e realizou o documentário “Wehsé Darasé – Trabalho da Roça” (2016), filme que foi selecionado para a “2ª edição da Aldeia SP – Bienal de Cinema Indígena”, para a mostra “Cinema: Território Ameríndio” (SESC/MG) e para o “CineKurumin” (Salvador, 2017). É multiartista e artesã de cuias e cerâmicas e, atualmente, estuda Artes Visuais no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (IA-Unicamp).

Observações:

• a inscrição pelo Sympla permanece disponível até às 17h do dia anterior à atividade ou esgotamento das vagas (o que acontecer primeiro);
  • ao adquirir mais de um ingresso, no campo “Informação do participante”, preencha com nome e e-mail correspondentes à pessoa que utilizará o ingresso;
  • com exceção de crianças de colo, com até 24 meses incompletos, todas as pessoas necessitam de ingresso, respeitando a quantidade de vagas disponíveis;
  • para sua comodidade, aconselhamos chegar com antecedência de 30 minutos do horário da atividade;
  • a entrada de crianças com até 11 anos só é permitida se acompanhada de uma pessoa responsável maior de 18 anos, que deverá estar sempre presente;
  • é proibida a circulação com bolsas grandes, mochilas ou sacolas nas áreas internas do Museu (3º ao 7º andar). Disponibilizamos guarda-volumes na Recepção, no térreo, com acesso limitado. Bolsas de amamentação ou bolsas com medicação são exceções permitidas.