Novembro Azul e a Saúde do Homem no Contexto Indígena: cuidados e medicinas
Local:
Museu das Culturas Indígenas (R. Dona Germaine Burchard, 451 - Água Branca - São Paulo/SP)
Data:
26/11/2023, das 14h às 16h
Entrada:
gratuita, mediante inscrição antecipada
Vagas:
40 pessoas
Informações:
(11) 3873-1541 ou contato@museudasculturasindigenas.org.br
A campanha “Novembro Azul” busca conscientizar homens e a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, e o Museu das Culturas Indígenas se insere propondo uma programação que aborda a saúde do homem indígena a partir dos conhecimentos tradicionais e da medicina moderna.
Com a presença de Caroline Di Celio e Joselino Ribeiro da Silva, em uma roda de conversa no Museu, serão abordadas as diversas práticas medicinais presentes no cuidado da saúde indígena masculina, do ponto de vista das práticas ancestrais e das instituições de Estado que atuam com estas populações.
Joselino Ribeiro da Silva, da etnia Guarani, é pajé da Aldeia Tereguá, que se situa na Terra Indígena Araribá (Avaí – SP). Atualmente, além de pajé, que é uma pessoa de destaque dentro da aldeia por ter a responsabilidade de conselheiro e de curandeiro ou orientador espiritual, trabalha com artesanato e em apresentações culturais juntamente com o grupo Tapê Porã Tekoa Tereguá.[1]
Caroline Picerni Di Celio é enfermeira, especialista em Saúde Indígena pela Unifesp e trabalha com saúde indígena há 13 anos. Atuou no território indígena Xingu, na sede de Dsei Xingu, na Secretaria de Saúde Indígena no Ministério da Saúde em Brasília e na Casa de Saúde Indígena (CASAI) São Paulo. Já foi tutora do curso de Especialização em Saúde Indígena na Unifesp. Atualmente é enfermeira da equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) Indígena que atende a comunidade Pankararu na UBS Real Parque na cidade de São Paulo.