Lançamento livro “Cânticos Tradicionais, Científicos e Culturais Huni Kuĩ”, de Maru Huni Kuĩ
Local:
Museu das Culturas Indígenas (R. Dona Germaine Burchard, 451 - Água Branca - São Paulo/SP)
Data:
19/04/2024, das 14h às 16h
Entrada:
gratuita, mediante inscrição antecipada
Vagas:
20 pessoas
Informações:
(11) 3873-1541 ou contato@museudasculturasindigenas.org.br
Como parte da programação do Abril Indígena, o MCI promove o lançamento do livro “Cânticos Tradicionais, Científicos e Culturais Huni Kuĩ”. O livro é uma coletânea de cânticos milenares científicos e culturais do povo Huni Kuĩ, uma seleção elaborada pelo pesquisador e Mestre do Saber Maru Huni Kuĩ, dentre as centenas de cânticos milenares de sua cultura.
Acredita-se que o povo Huni Kuĩ, que significa “Gente Verdadeira”, tenha recebido o dom dos cânticos através de suas dietas de aprofundamento com a natureza e contato com a ancestralidade no mundo espiritual. Diante de grandes sacrifícios, parte essencial de sua cultura permanece até os dias atuais por conta da força e dos mistérios destes grandes rezos. Esta cultura entende a vida e seus fenômenos como a expressão viva do espírito de Yuxibu (“Deus Verdadeiro”), que está em tudo que existe. Os rezos tem a finalidade de honrar e manter a conexão com os espíritos das plantas nativas, dos legumes comestíveis e dos animais, bem como abençoar a saúde, os ritos e passagens da vida humana. Estudá-los e praticá-los significa firmeza espiritual, material e emocional que garante a cura e proteção de doenças em diversos níveis da vida humana.
Nascido na terra indígena Igarapé do Caucho (Tarauacá – AC), Maru Huni Kuĩ nasceu e cresceu na pesquisa das medicinas da floresta, junto com seus avós, que foram seus primeiros professores, também com seus pais, que até hoje são o grande suporte de sua pesquisa. Viveu dezesseis anos nos Estados Unidos, onde divulgou sua pesquisa da ancestralidade da cultura Huni Kuĩ. Na juventude, foi cacique em sua terra natal e atuou como pedagogo no Acre, revitalizando os conhecimentos tradicionais da cultura dos povos originários do estado. Unindo os saberes ancestrais à medicina moderna, viajou o mundo, pesquisando medicinas tradicionais de diversos povos, realizando parcerias e alianças. Atualmente atua como Mestre do Saber no Museu das Culturas Indígenas, em São Paulo.