Férias na TAVA | Contação de Histórias MCI: “Ceuci, a mãe do pranto” e lançamento de “Terra, Rio e Guerra: a sina de um curumim”, com Cristino Wapichana

20/07/2024, das 11 às 12h

20 pessoas

Classificação:

Livre

Em julho, o MCI recebe o escritor Cristino Wapichana no Programa de Contação de Histórias MCI, que irá tratar da importância dos povos indígenas na formação e cultura do povo brasileiro com a história “Ceuci, a mãe do pranto” e lançamento do livro “Terra, Rio e Guerra: a sina de um curumim”

“Ceuci, a mãe do pranto” é um livro de Cristino Wapichana que reconta a lenda indígena do povo Anambé (Pará), narrada agora pelo escritor indígena Cristino Wapichana. O pequeno leitor é apresentado, de forma lúdica e divertida, à história de um curumim que decide se aventurar em uma pesca, contrariando os conselhos de sua mãe. Corajoso, ele se julgava mais esperto do que todos. No entanto, mal sua jornada começa e o pequeno encontra Ceuci sobre uma canoa. A partir disso, a narrativa se transforma em uma incrível aventura.

“Terra, Rio e Guerra: a sina de um curumim”, livro que terá seu lançamento nesta atividade no Museu, o pequeno curumim e sua aldeia vão vivenciar a ameaça da guerra, a fuga, o medo, a dificuldade do recomeço… Uma história que vai mostrar o valor da humanidade e do diálogo para uma vivência de paz.

Cristino Wapichana, é escritor, músico, compositor, cineasta e contador de histórias. Patrono da Cadeira 146 da Academia de Letras dos Professores (APL) da Cidade de São Paulo. É autor do livro A Boca da Noite, traduzido para o dinamarquês e sueco, este vencedor da Estrela de Prata do Prêmio Peter Pan 2018, do International Board on Books for Young People (IBBY); Escritor brasileiro escolhido pela Seção IBBY Brasil para figurar a Lista de Honra do IBBY 2018:  Prêmio FNLIJ 2017 nas categorias Criança e Melhor Ilustração; Prêmio Jabuti 2017; finalista do Prêmio Jabuti 2019. Selo White Revens – Biblioteca de Munique – 2017. Medalha da Paz – Mahatma Gandhi 2014. Livros selecionados para o clube de leitura da ONU 2021. Selo da Cátedra da Unesco – 2022

Sobre o Programa de Contação de Histórias MCI
Programa mensal do Museu das Culturas Indígenas (MCI) para crianças e suas famílias, com foco nos saberes dos povos originários, que possibilita experiências de interação e compreensão da diferença, a valorização da pluralidade de vozes e vivências e o compartilhamento de narrativas sobre os modos de viver, estar e cuidar do mundo pela perspectiva de diferentes povos indígenas. Realizado sempre no terceiro sábado de cada mês, entre 10h e 12h. Acompanhe a programação:

20 de janeiro | História do Toopi, com Lilly Baniwa
17 de fevereiro | Mandí Reko – o conto de Mandí, com Luã Apyká
16 de março | História de Txopay Itôhã, com Natan Kuparaka
20 de abril | Histórias do Povo Terena, com Dario Machado, Gerolino Cézar e Ranulfo Camilo
11 de maio | Cosmovisões do Povo Magü’ta, com Kuenan Tikuna
15 de junho | As Aventuras de Kara’i Tukumbó, com Djagwa Ka’agwy Kara’i Tukumbó
20 de julho | “Ceuci, a mãe do pranto” e lançamento de “Terra, Rio e Guerra: a sina de um curumim”, com Cristino Wapichana
11 de agosto | a definir
21 de setembro | a definir
19 de outubro | a definir
16 de novembro | a definir
21 de dezembro | a definir

Sobre o Férias na TAVA
Para o mês de julho de 2024, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) promove diversas atividades voltadas ao compartilhamento de experiências em famílias plurais. Públicos de todas as idades estão convidados a participar.

Observações:

• as inscrições serão abertas com uma semana de antecedência, acompanhe a programação do museu nas redes sociais e Sympla;
  • a inscrição pelo Sympla permanece disponível até às 17h do dia anterior à atividade ou esgotamento das vagas (o que acontecer primeiro);
  • ao adquirir mais de um ingresso, no campo “Informação do participante”, preencha com nome e e-mail correspondentes à pessoa que utilizará o ingresso;
  • com exceção de crianças de colo, com até 24 meses incompletos, todas as pessoas necessitam de ingresso, respeitando a quantidade de vagas disponíveis;
  • para sua comodidade, aconselhamos chegar com antecedência de 30 minutos do horário da atividade;
  • a entrada de crianças com até 11 anos só é permitida se acompanhada de uma pessoa responsável maior de 18 anos, que deverá estar sempre presente;
  • é proibida a circulação com bolsas grandes, mochilas ou sacolas nas áreas internas do Museu (3º ao 7º andar). Disponibilizamos guarda-volumes na Recepção, no térreo, com acesso limitado. Bolsas de amamentação ou bolsas com medicação são exceções permitidas.