Exposição Temporária “Mymba’i – Pedindo licença aos espíritos, dialogando com a Mata Atlântica“

Museu das Culturas Indígenas (R. Dona Germaine Burchard, 451 - Água Branca, São Paulo/SP)

de terça a domingo, a partir de 29/06/2023, das 9h às 18h

contato@museudasculturasindigenas.org.br

Garanta seu Ingresso

A Mata Atlântica é uma das regiões mais ricas do mundo em biodiversidade e possui imenso valor histórico-cultural, uma vez que abriga diversas comunidades tradicionais pujantes de memórias, história e saberes ancestrais. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO, 2021), o território da Mata se espalha por uma região onde habitam mais de 145 milhões de pessoas, abrigando por volta de 20 mil espécies vegetais,  850 espécies de aves, 370 de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e 350 espécies de peixes. No entanto, a Mata Atlântica é atualmente um dos biomas mais ameaçados do planeta.

A exposição temporária expõe a produção da “Residência Diálogos com a Mata Atlântica” realizada com o acolhimento de cinco indígenas, com a curadoria e mentoria da artista visual Tamikuã Txihi, que contempla a pesquisa, troca, atravessamentos e desenhos acerca da fauna da Mata Atlântica e a extinção de animais no território brasileiro. A exposição inclui um espaço lúdico destinado a jogos indígenas, contação de histórias, danças, cantos e rodas de conversa.

O propósito é fomentar a aproximação e troca de viveres, bem como a reinvenção de fazeres, pensares e saberes que visem a preservação do bioma. A experiência da visitação e das atividades interativas, com poéticas visuais ecossustentáveis, visa sensibilizar o público quanto aos impactos da violência humana contra a Mata Atlântica e suas consequências danosas, como a extinção e/ou ameaça de extinção da sua fauna, promovendo a construção de redes conscientes de apoio e luta pela vida do bioma.