Exposição Temporária Inaugural: “Invasão Colonial ‘Yvy Opata’ A Terra Vai Acabar”

Local:

Museu das Culturas Indígenas (R. Dona Germaine Burchard, 451 - Água Branca, São Paulo/SP)

Data:

das 9h às 18h (quinta-feira até às 20h)

Entrada:

inteira R$15,00 e meia R$7,50 - gratuita às quintas-feiras (consulte a política de gratuidade e meia entrada)

Informações:

Comprar o ingresso

O artista Xadalu Tupã Jekupé traz, com sua estética na arte urbana contemporânea, a demarcação dos deslocamentos territoriais com múltiplas linguagens e o território identitário indígena ameaçado pela sociedade ocidental.

Sua obra denuncia como os territórios originários em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, estão sendo engolidos pelo cimento da cidade, que devora terras e vidas.

Cercas de arame revelam não apenas a violência da invasão, mas o estado de segregação étnica que vive o Povo Guarani, e a asfixia do espaço, cada vez menor, das terras indígenas.

A emergência e necessidade de visibilidade da diáspora Guarani é uma denúncia da população indígena, expulsa pela expansão da especulação imobiliária e invisibilizada no contexto urbano.