Dia das Crianças no MCI: Oficina de Criação de Petecas, com Jaxuká Mirim

20 (vinte)

Classificação:

Livre

Inscrições de 5 a 12 de outubro ou esgotamento das vagas (o que acontecer primeiro).

Em atividade para o público infantil celebrar o Dia das Crianças, Jaxuká Mirim ensinará os participantes a criarem petecas a partir de técnicas e materiais utilizados pelos Guarani. Podem ser constituídas de fibras naturais, como cascas de bananeira e palhas de milho, penas e podem ou não apresentar enchimentos.

Com variações na forma do brincar, a peteca está presente em diversas culturas de povos originários da América Latina e desempenha um papel importante na sociabilidade. A peteca até hoje gera curiosidade e a experimentação no jogo, além de criar situações lúdicas que a tornaram muito apreciada na cultura brasileira.

Sobre Jaxuká Mirim
Mulher indígena do povo Guarani Nhandeva, é membro do Conselho Aty Mirim, representando a Tekoa Yvy Porã – Terra Indígena do Jaraguá. Participou da oficina conduzida por Tamikuã Txihi, que resultou na exposição “Mymba’i – pedindo licença aos espíritos, dialogando com a Mata Atlântica”, atualmente em cartaz no Museu. Já esteve presente em nossa programação em rodas de conversa sobre saberes da cosmologia Guarani, como ministrante de oficina de artesanato, e, na abertura da exposição “Hendu Porã’rã”, representando sua cultura por meio da culinária tradicional.

Observações:

• as inscrições serão realizadas de 5 a 12 de outubro ou esgotamento das vagas (o que acontecer primeiro);
  • ao adquirir mais de um ingresso, no campo “Informação do participante”, preencha com nome e e-mail correspondentes à pessoa que utilizará o ingresso;
  • com exceção de crianças de colo, com até 24 meses incompletos, todas as pessoas necessitam de ingresso, respeitando a quantidade de vagas disponíveis;
  • para sua comodidade, aconselhamos chegar com antecedência de 30 minutos do horário da atividade;
  • a entrada de crianças com até 11 anos só é permitida se acompanhada de uma pessoa responsável maior de 18 anos, que deverá estar sempre presente;
  • é proibida a circulação com bolsas grandes, mochilas ou sacolas nas áreas internas do Museu (3º ao 7º andar). Disponibilizamos guarda-volumes na Recepção, no térreo, com acesso limitado. Bolsas de amamentação ou bolsas com medicação são exceções permitidas.