Contação de Histórias MCI: As Aventuras de Kara’i Tukumbó, com Djagwa Ka’agwy Kara’i Tukumbó

15/06/2024, das 10h às 12h

gratuita, mediante inscrição antecipada

Classificação:

Livre

As Aventuras de Kara’i Tukumbó é uma história sobre um jovem indígena com olhos de pássaro e um sorriso fácil, que cresceu em meio às matas, rodeado por animais e plantas. Ele amava conversar com o pajé, um homem sábio e curandeiro, conhecedor dos poderes das plantas, sereno e pacífico; juntos, compartilhavam histórias e conhecimentos. Kara’i Tukumbó aprendia sobre as maravilhas da natureza e a importância de protegê-la, passando por uma jornada de descoberta e aprendizado, onde o respeito pelo meio ambiente e pela sabedoria dos mais velhos é valorizado. Considerando que todo esse conto se passa em um cenário místico, ao narrar a história nesse dia, Djagwa Ka’agwy Kara’i Tukumbó dará enfoque à presença da coruja, um ser mágico, dotado e portador de grande conhecimento ancestral, que será a chave que desata o mundo espiritual.

Além da contação da história, Djagwa Ka’agwy Kara’i Tukumbó vai conversar com o público sobre o processo de criação e escrita. Para quem estiver interessado, haverá exemplares do livro sendo vendidos.

As Aventuras de Kara’i Tukumbó: o canto da coruja e o amuleto sagrado
Autor: Claudino Djagwa Ka’agwy Kara’i Tukumbó Lima
Ilustrações: Sabrina Maria da Costa Araújo
Coordenação Editorial: Mayra Blaz
Preparação: Mayra Blaz
Revisão: Mayra Blaz e Gabriela Costa
Tradução para o Guarani: Alex Kwaray Djedjaká e Samuel dos Santos
Revisão do Guarani: Elisa Mbya
Projeto Gráfico: Emily Macedo Santos
Diagramação: Emily Macedo Santos
Editora: UK’A Editorial | Lorena, 2024
Idiomas: Guarani e Português
Literatura Infantojuvenil

Claudino Djagwa Ka’agwy Kara’i Tukumbó Lima
Indígena da etnia Fulni-ô, adotado pelos Guarani da Aldeia Rio Silveira (Bertioga – SP), é ativista, palestrante, artesão, artista plástico, professor, músico, bacharel em Teologia e presidente da Associação Indígena Ara Pyau. Tem por missão difundir a história dos povos originários do Brasil, desmistificando estereótipos criados pelos colonizadores, divulgando as crenças e tradições de seu povo, tentando resgatar a origem e a essência indígena.

Sobre o Programa de Contação de Histórias MCI
Programa mensal do Museu das Culturas Indígenas (MCI) para crianças e suas famílias, com foco nos saberes dos povos originários, que possibilita experiências de interação e compreensão da diferença, a valorização da pluralidade de vozes e vivências e o compartilhamento de narrativas sobre os modos de viver, estar e cuidar do mundo pela perspectiva de diferentes povos indígenas. Realizado sempre no terceiro sábado de cada mês, entre 10h e 12h. Acompanhe a programação:

20 de janeiro | História do Toopi, com Lilly Baniwa
17 de fevereiro | Mandí Reko – o conto de Mandí, com Luã Apyká
16 de março | História de Txopay Itôhã, com Natan Kuparaka
20 de abril | Histórias do Povo Terena, com Dario Machado, Gerolino Cézar e Ranulfo Camilo
11 de maio | Cosmovisões do Povo Magü’ta, com Kuenan Tikuna
15 de junho | As Aventuras de Kara’i Tukumbó, com Djagwa Ka’agwy Kara’i Tukumbó
20 de julho | a definir
11 de agosto | a definir
21 de setembro | a definir
19 de outubro | a definir
16 de novembro | a definir
21 de dezembro | a definir

Observações:

• a inscrição pelo Sympla permanece disponível até às 17h do dia anterior à atividade ou esgotamento das vagas (o que acontecer primeiro);
  • ao adquirir mais de um ingresso, no campo “Informação do participante”, preencha com nome e e-mail correspondentes à pessoa que utilizará o ingresso;
  • com exceção de crianças de colo, com até 24 meses incompletos, todas as pessoas necessitam de ingresso, respeitando a quantidade de vagas disponíveis;
  • para sua comodidade, aconselhamos chegar com antecedência de 30 minutos do horário da atividade;
  • a entrada de crianças com até 11 anos só é permitida se acompanhada de uma pessoa responsável maior de 18 anos, que deverá estar sempre presente;
  • é proibida a circulação com bolsas grandes, mochilas ou sacolas nas áreas internas do Museu (3º ao 7º andar). Disponibilizamos guarda-volumes na Recepção, no térreo, com acesso limitado. Bolsas de amamentação ou bolsas com medicação são exceções permitidas.