Comunicação Museológica e Patrimônio Cultural Indígena

28 e 29/11/2023, das 15h às 17h

O Museu das Culturas Indígenas e o Museu Índia Vanuíre promovem um ciclo de diálogos que pautará a interface multidisciplinar entre Museologia, Arqueologia e Antropologia na relação com o patrimônio cultural indígena.

Programação:

Mesa 1 | Mapeamento de coleções etnográficas em território paulista e os desafios da musealização de acervos indígenas

28/11, às 15h
Com Renata Cittadin (SISEM-SP), Leilane Lima (Pesquisadora MAE-USP) e Neide Barrocá (Unesp). Mediação de Cristine Takuá (Instituto Maracá).

Mesa 2 | A requalificação da salvaguarda de acervos indígenas em museus etnográficos e históricos da rede paulista de museus

29/11, às 15h
Com Camilo Vasconcelos (MAE-USP), Fernanda Kaingang (Ponto de Cultura Kanhgág Jãré – Raiz Kaingáng), Rosangela Pinheiro e Evandro Junior Ferreira da Silva (Museu Água Vermelha). Mediação de Tiago Nhandewa.