Cineclube Tava: Lançamento de “Minha câmera é minha flecha” e “Os sonhos guiam”

18/04/2024, das 18h às 20h

40 pessoas

Compondo a programação da Semana dos Povos Indígenas, o Cineclube TAVA de abril foi antecipado, trazendo especialmente o lançamento de dois documentários. Eles revelam, a partir das vozes de dentro da comunidade, um pouco da cosmovisão e das lutas dos guarani mbya, da TI Jaraguá. Além da exibição dos filmes, haverá uma bate-papo com a diretora Natalia Tupi, da ilha de Parintins/AM e com os protagonistas dos filmes Mateus Werá e Richard Wera Mirim (participação on-line).

Minha câmera é minha flecha! (Brasil, 2024, 19’24”)

Richard Wera Mirim é um jovem Comunicador Indígena do Povo Guarani Mbya da Terra Indígena Jaraguá, território que ainda resiste às margens da Rodovia dos Bandeirantes, em São Paulo. O filme traz um pouco de sua trajetória, aliada à força do audiovisual e do uso das redes sociais na luta e resistência indígena. Mostra a câmera como uma flecha, uma ferramenta de comunicação poderosa, uma arma para registrar e retratar, com o olhar de quem vivencia a cultura, os conhecimentos, os territórios e demais aspectos dos povos originários pelo direito de existir.

Ficha Técnica:
Roteiro e Direção: Natália Tupi e Guilherme Fascina
Produção Executiva e Direção de Produção: Fernando Beda
Produção: Michael Zelmir Tupã, Mateus Wera e Rogério Tadeu
Direção de fotografia: Natália Tupi
Operação de câmera: Fernando Beda
Assistente de câmera: Karen Izuno e Humberto Pacheco
Operador de Drone: Rafael Vilela
Direção de som e som direto: Alice Souza
Edição de som: Fernando Beda
Montagem: Fernando Beda, Alice de Souza e Guilherme Fascina
Colorização: Alice de Souza, Fernando Beda e Guilherme Fascina
Imagens de arquivos: Richard Wera Mirim e Pedro Biava
Tradutor: Mateu Wera
Agradecimentos: Joice Scavone, Rodrigo T. Marques, Sophia Pinheiro, Fábio Costa Menezes, Beatriz Macruz, Thaís Taverna, Digital Fox, Lucas Abrahão e Tomás Franco

Os sonhos guiam (Brasil, 2024, 20’28”)

Para o Povo Guarani Mbya, os sonhos são como se fossem portais para tudo aquilo que não vivemos no mundo físico… são como uma raiz de árvore que se conecta com a Terra. Eles nos permitem ver pessoas que não vemos mais nesse plano ou interagir com algo que se queria muito na vida”. Este filme retrata algumas das experiências espirituais e sensoriais do jovem líder indígena Mateus Wera, morador da Terra Indígena Jaraguá, em São Paulo. Os sonhos compartilhados são a conexão entre ele e o irmão, Karaí Poty, e entrelaçam os caminhos da vida do cacique nas lutas atuais do seu povo.

Direção: Natália Tupi
Roteiro e pesquisa: Natália Tupi e Renato Chagas
Produtor executivo: Fernando Beda
Diretor de produção: Fernando Beda
Produção: Mateus Wera
Direção de fotografia: Karen Izuno, Renato Chagas e Natália Tupi
Operação de Câmera: Karen Izuno, Renato Chagas e Natália Tupi
Direção de som e som direto: Alice de Souza
Edição de som: Fernando Beda
Montagem: Karen Izuno, Natália Tupi e Renato Chagas
Colorização: Karen Izuno, Natália Tupi e Renato Chagas
Imagens de arquivos: Anete Nascimento e Conrado Lessa
Agradecimentos especiais: Neide Lopes, Anete Nascimento e Giulio Nascimento.

Natália Tupi é Realizadora Audiovisual e Cineasta Indígena de Parintins, Amazonas. Também é criadora e idealizadora da Ancestralidade Visual (@ancestralidadevisual), também realizou “Pequeno Sol” (2021). Atualmente, faz parte da Rede Audiovisual para Mulheres Indígenas, Rede Katahirine.

Mateus Wera é Guarani Mbya de São Paulo e Pankararu de Pernambuco. É fotógrafo, videomaker, palestrante e educador cultural indígena, chefe formado em Gastronomia Tradicional brasileira. Faz parte do grupo de liderança da Terra Indígena do Jaraguá, como Cacique da Tekoa Itakupe.

Richard Wera Mirim é comunicador, fotógrafo e administrador do Mídia Guarani Mbya (@midiaguaranimbya) importante canal que registra e retrata a luta e resistência dos Povos Originários pelo direito de existir. Também atua na APIB como ponto focal da comissão Guarani Yvyrupa.

Nos meses seguintes, a programação do Cineclube se mantém nas últimas quintas-feiras do mês!