Apresentação – Toré Kariri-Xocó – Aniversário do Museu

gratuita

sujeito à lotação total

contato@museudasculturasindigenas.org.br

O povo Kariri-Xocó é um grupo indígena que habita o município de Porto Real do Colégio, no estado de Alagoas. A comunidade está localizada na região denominada baixo São Francisco, situada às margens do rio de mesmo nome. A denominação Kariri-Xocó é fruto da fusão, ocorrida há cerca de 100 anos, entre os Kariri de Porto Real de Colégio e parte dos Xocó da ilha fluvial sergipana de São Pedro, em decorrência da perda de territórios pela política fundiária do Império.

O toré é um ritual de grande importância para diversos povos indígenas do nordeste brasileiro, envolvendo tradição, música, religiosidade e brincadeira. A cerimônia, própria dos Kariri-Xocó, será apresentada pelo grupo Arankdzu. Seus integrantes residem em São Paulo, no Jardim Jaçanã.

ANIVERSÁRIO DO MUSEU DAS CULTURAS INDÍGENAS

Para seu primeiro aniversário, o Museu das Culturas Indígenas conta com uma programação repleta de atividades culturais, como exibição de filmes, oficinas, feira de artesanato e apresentações.