Museologia indígena e preservação do meio ambiente são temas de ciclo oferecido pelo Museu das Culturas Indígenas
Rodas de conversas fazem parte da programação da 21ª Semana Nacional de Museus;
Integrantes do MCI e representantes de diferentes etnias vão abordar questões relativas ao patrimônio cultural, meio ambiente e contribuições da museologia indígena;
Inscrições estão abertas no site: https://museudasculturasindigenas.org.br/

São Paulo, maio de 2023 – O Museu das Culturas Indígenas (MCI), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim, participa da 21ª Semana Nacional de Museus, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Com uma proposta especial, o MCI realiza um ciclo de debates que envolve importantes temas da contemporaneidade.
Serão promovidas duas rodas de conversas com integrantes do MCI e representantes de diferentes etnias. Os encontros abordarão a contribuição dos povos originários na promoção da sustentabilidade por meio da museologia indígena. São dois horários: 18 de maio, das 10h às 12h, e, no mesmo dia, das 15h às 17h. As inscrições estão abertas no site.
Os participantes compartilharão os saberes dos povos indígenas associados à biodiversidade e preservação do meio ambiente, bem como a reconstrução de modos de vida, formas de convivência e o relacionamento entre as sociedades do mundo contemporâneo. O encontro abordará também o variado patrimônio cultural das etnias, as memórias e as museologias indígenas. A iniciativa tem referência nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente nos campos da saúde e bem-estar global, ação climática e vida na Terra.
Vale lembrar que o Museu das Culturas Indígenas é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.
Mesas e participantes
No período da manhã, das 10h às 12h, a roda de conversa Os museus indígenas e as perspectivas do protagonismo dos povos originários na promoção da sustentabilidade planetária,contará coma mediação de Davidson Kaseker, gerente do Museu das Culturas Indígenas, e terá a participação de Mário Chagas, Cris Takuá, Angélica Fabbri e Suzenalson Kanindé.
Já no período da tarde, das 15h às 17h, a roda de conversa Museologia indígena, formas de existência e modos de pensar e agir terá a mediação de Davidson Kaseker e a participação de Josué Kaingang, Carlos Papá e Antônia Kanindé.
A entrada é gratuita, com retirada de ingressos antecipadas no site.
São 50 vagas disponíveis por encontro.
Semana Nacional de Museus
O tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, pretende destacar a importância dos museus como espaços que viabilizam bem-estar e bem-viver, a fim de promover o desenvolvimento sustentável das comunidades. Os Museus são fundamentais para estimular a consciência, fortalecer as identidades e a participação cidadã.
A programação completa da edição está disponível no site do Ibram.
Sobre o MCI
O Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) – Organização Social de Cultura – em parceria com o Instituto Maracá, associação sem fins lucrativos que tem como finalidade a proteção, difusão e valorização do patrimônio cultural indígena. O MCI apresenta uma proposta inovadora de gestão compartilhada a ser construída ao longo da experiência, com o fortalecimento do protagonismo indígena. É em espaço de diálogo intercultural, pluralidade, encontros entre povos indígenas e não-indígenas, onde a memória da ancestralidade permitirá aos diversos povos originários compartilharem suas mensagens, ideias, saberes, conhecimentos, filosofias, músicas, artes e histórias. Uma conquista dos povos indígenas, ainda em processo de construção, neste território na cidade, aberto para que o público entre em contato com sua própria história, e com outras histórias do Brasil.
SERVIÇO
Roda de conversas no Museu das Culturas Indígenas na 21ª Semana Nacional de Museus
Encontro 1: Os museus indígenas e as perspectivas do protagonismo dos povos originários na promoção da sustentabilidade planetária
Horário: das 10h às 12h
Encontro 2: Museologia indígena, formas de existência e modos de pensar e agir
Horário: das 15h às 17h
Inscrições abertas no site
Vagas: 50 por encontro
Museu das Culturas Indígenas
Local: R. Dona Germaine Burchard, 451 – Água Branca, São Paulo/SP
Entrada: participação gratuita nas atividades.
Siga o MCI nas redes sociais:
Instagram (@museudasculturasindigenas)
Facebook (/museudasculturasindigenas)
Twitter (@mcindigenas)
YouTube
IMPRENSA
SECRETARIA DA CULTURA ECONOMIA E INDUSTRIA CRIATIVA DO ESTADO
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)
imprensaculturasp@sp.gov.br
AGÊNCIA GALO
Assessoria de Imprensa – ACAM Portinari
www.agenciagalo.com
contato@agenciagalo.com
Laiz Sousa
(11) 98184-4575
laiz.sousa@agenciagalo.com
Tales Rocha
tales.rocha@agenciagalo.com
Thiago Rebouças
thiago.reboucas@agenciagalo.com