Encontros no Museu das Culturas Indígenas debatem inclusão social de povos originários

A inserção de escritoras indígenas no mercado editorial e visões decoloniais no ensino superior serão discutidos nos encontros gratuitos; ingressos estão disponíveis no site: https://museudasculturasindigenas.org.br/

Em 2023, a 17ª Primavera dos Museus abordou o tema “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”. Foto: Leandro Karaí Mirim – Acervo MCI.

São Paulo, setembro de 2024 – Nesta semana (25 e 28/09), a inclusão social de povos originários na contemporaneidade norteará os debates promovidos na 18ª Primavera dos Museus no Museu das Culturas Indígenas (MCI) — instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.

Em 25 de setembro, às 15h, as escritoras Sony Ferseck e Ellen Lima Wassu encontram Cecília Lara, curadora das atividades de literatura e performance da Biblioteca Mário de Andrade, para discutir poesia escrita por mulheres indígenas contemporâneas, em seus aspectos formais e temáticos. O encontro compartilhará as relações entre inclusão e acesso ao mercado editorial, além de como criar situações coletivas interculturais para assegurar equidade e legitimidade para vozes indígenas.

A escrita de mulheres indígenas promove renovação estética e temática na literatura brasileira, pois introduz elementos da oralidade, cosmologia e relação com a natureza, além de novas perspectivas sobre questões de gênero, espiritualidade, território e identidade.

Poesia, substantivo feminino – escrita e publicação de mulheres indígenas na contemporaneidade será transmitido ao vivo no canal de YouTube do Museu das Culturas Indígenas.

Visões decoloniais

Ensino superior e profissionalização para inserção no mercado de trabalho será o tema do segundo encontro do 18ª Primavera dos Museus no MCI. Emerson Souza Guarani, doutorando e mestre em Antropologia Social; e Edcarlos Pereira do Nascimento, graduado em Serviço Social; conversarão com Alex Potiguara, Doutor e Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em 28 de setembro, às 10h.

Nesta conversa, os participantes pretendem descolonizar imaginários e analisar a presença de pessoas indígenas em diferentes áreas do mercado de trabalho e nas instituições de ensino superior. A forma como foram retratadas ao longo da história brasileira e contextualizar questões que envolvem a resistência indígena também serão abordados no debate.

O encontro Acessibilidade e inclusão social de povos indígenas acontecerá na sede do MCI.

Primavera dos Museus

Realizada desde 2007, é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que acontece anualmente no início da estação homônima, a fim de estimular a participação do público nas atividades promovidas pelos museus e criar espaços de reflexão e diálogo sobre temas relevantes da sociedade contemporânea. Seus principais objetivos são: promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; aumentar o público visitante; e intensificar a relação dos museus com a sociedade.

A cada ano, um tema diferente é lançado para nortear as atividades dos museus; em 2024, em sua 18ª edição, com realização entre os dias 23 e 29 de setembro, definiu-se por “Museus, Acessibilidade e Inclusão”, a fim de lançar luz sobre o papel dos museus na promoção do acesso a todos os seus públicos, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas.

18ª Primavera dos Museus | Poesia, substantivo feminino – escrita e publicação de mulheres indígenas na contemporaneidade

Data e horário: 25/09/2024, das 15h às 16h30

18ª Primavera dos Museus | Acessibilidade e Inclusão Social de Povos Indígenas

Data e horário: 28/09/2024, das 10h às 12h

Todos as atividades são gratuitas com retirada de ingresso no site: https://museudasculturasindigenas.org.br/

Sobre o MCI

Localizado na capital paulista, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari – Organização Social de Cultura, em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Aty Mirim.

Museu das Culturas Indígenas

Endereço: Rua Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca – São Paulo/SP

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo

imprensaculturasp@sp.gov.br        Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube