Brincadeiras tradicionais, torneio com prêmios e sessões de cinema divertem o público no Museu das Culturas Indígenas
As atividades são gratuitas e os ingressos estão disponíveis no site: https://museudasculturasindigenas.org.br/

São Paulo, julho de 2024 – No mês das férias escolares, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) conta com uma programação repleta de atividades especiais. Brincadeiras educativas, encontros formativos e cinema podem ser curtidos por crianças e adultos. O MCI é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.
Para entrar no clima de férias, o MCI vai realizar brincadeiras tradicionais indígenas no primeiro fim de semana de julho (06 e 07/07), a partir das 10h. Crianças e famílias plurais poderão aprender a manusear a zarabatana, o arco e flecha e divertir-se com a arranca mandioca e muitas outras atividades ensinadas pelos mestres de saberes, educadores indígenas do Museu.
A educação estará em pauta no MCI durante ociclo formativo em temáticas indígenas. Na quinta-feira, 11/07, às 10h, os educadores aprenderão sobre a cultura Huni Kuin e Mehinako. O encontro será conduzido pelo mestre de saberes Maru Huni Kuin, que vai compartilhar conhecimentos da ciência e cultura do seu povo.
Kawakani Mehinako, mestre de saberes, conduzirá o segundo encontro do ciclo, com foco nos cuidados do povo Mehinako, que perpassam processos rituais como a arranhadura e o uso de grafismos e seus significados, às 15h.
Os encontros formativos mensais realizado pelo MCI buscam conscientizar educadores sobre as pautas, culturas e a diversidade dos povos originários brasileiros. Participantes têm direito a certificado com carga horária de duas horas.
Férias na TAVA e Cineclubinho
Um torneio com prêmios será realizado no sábado (13/07), a partir das 9h. Crianças (a partir de 12 anos) e suas famílias poderão competir na brincadeira da onça (Ninmangwá Djagwareté, em Guarani). Em um tabuleiro com 15 peças, que representam cachorros e uma onça, a partida é disputada por duas pessoas. O jogo começa com a onça-pintada capturando os cachorros e termina quando os cachorros conseguem encurralar a onça ou ela consegue apanhar a matilha.
A onça pintada é um símbolo que representa a luta dos povos da Abya Yala (América) e ensina o caminho da resistência e sobrevivência presente na história, memória e narrativa da cosmovisão de diferentes povos originários.
Em 27/07, duas sessões especiais para as crianças serão realizadas no Cineclubinho Férias TAVA. Filmes dublados mostrarão diferentes povos indígenas brasileiros contemporâneos, a fim de desmistificar ideias preconcebidas e mostrar às crianças como vivem os Wajãpi (Amapá e Pará), Ikpeng (Mato Grosso) e Panará (Mato Grosso e Pará).
A agenda da primeira sessão, às 15h, contará com a exibição de Palermo e Neneco – Um dia na aldeia Mbya-Guarani, de Ariel Duarte Ortega e Patrícia Ferreira; Depois do ovo, a guerra – Um dia na aldeia Panará, de Komoi Panará; e A história de Akykysia, o dono da caça – Um dia na aldeia Wajãpi, de Dominique Tilkin Gallois e Vincent Carelli.
Já no segundo momento de exibições, às 17h, o público poderá conferir No tempo do verão – Um dia na aldeia Ashaninka, de Wewito Piyãko; A história do monstro Khátpy – Um dia na aldeia Kisedje, de Whinti Suyá, Kambrinti Suya, Yaiku Suya, Kamikia P.T. Kisedje e Kokoyamaratxi Suya; e Das crianças Ikpeng para o mundo, de Natuyu Yuwipó Txicão, Karané Ikpeng e Kumaré Ikpeng.
SERVIÇO
Brincadeiras indígenas
Data e horário: 06 e 07/07/24, das 15h às 17h
Encontro com educadores: saúde e ciências do povo Huni Kuin, com Maru Huni Kuin
Data e horário: 11/07/24, das 10h às 12h
Encontro com educadores: grafismos e cuidados corporais do Xingu, com Kawakani Mehinako
Data e horário: 11/07/24, das 15h às 17h
Férias na TAVA | Torneio: Ninmangwá Djagwareté – Brincadeira da onça
Data e horário: 13/07/24, das 9h às 18h
Férias na TAVA | Cineclubinho
Data e horário: 25/07/24, Sessão I às 15h e Sessão II às 17h
Todos as atividades são gratuitas com retirada de ingresso no site: https://museudasculturasindigenas.org.br/
Sobre o MCI
Localizado na capital paulista, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari – Organização Social de Cultura, em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Aty Mirim.
Museu das Culturas Indígenas
Endereço: Rua Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3873-1541
E-mail: contato@museudasculturasindigenas.org.br
Site: www.museudasculturasindigenas.org.br
Redes sociais
Instagram (@museudasculturasindigenas)
Facebook (/museudasculturasindigenas)
Twitter (@mcindigenas)
YouTube (@museudasculturasindigenas)
IMPRENSA
AGÊNCIA GALO
Assessoria de Imprensa – Museu das Culturas Indígenas
contato@agenciagalo.com
Laiz Sousa
(11) 98184-4575
laiz.sousa@agenciagalo.com
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8062 / (11) 3339-8585
(11) 99370-2761 – Plantão
imprensaculturasp@sp.gov.br
Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube