Museologia indígena e preservação do meio ambiente são temas de ciclo oferecido pelo Museu das Culturas Indígenas

15 de maio de 2023

Rodas de conversas fazem parte da programação da 21ª Semana Nacional de Museus;

Integrantes do MCI e representantes de diferentes etnias vão abordar questões relativas ao patrimônio cultural, meio ambiente e contribuições da museologia indígena;

Inscrições estão abertas no site: https://museudasculturasindigenas.org.br/

Encontros acontecem na sede do Museu das Culturas Indígenas. Foto: Maurício Burim/MCI

São Paulo, maio de 2023 – O Museu das Culturas Indígenas (MCI), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim, participa da 21ª Semana Nacional de Museus, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Com uma proposta especial, o MCI realiza um ciclo de debates que envolve importantes temas da contemporaneidade.

Serão promovidas duas rodas de conversas com integrantes do MCI e representantes de diferentes etnias. Os encontros abordarão a contribuição dos povos originários na promoção da sustentabilidade por meio da museologia indígena. São dois horários:  18 de maio, das 10h às 12h, e, no mesmo dia, das 15h às 17h. As inscrições estão abertas no site.

Os participantes compartilharão os saberes dos povos indígenas associados à biodiversidade e preservação do meio ambiente, bem como a reconstrução de modos de vida, formas de convivência e o relacionamento entre as sociedades do mundo contemporâneo. O encontro abordará também o variado patrimônio cultural das etnias, as memórias e as museologias indígenas. A iniciativa tem referência nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente nos campos da saúde e bem-estar global, ação climática e vida na Terra.

Vale lembrar que o Museu das Culturas Indígenas é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.

Mesas e participantes

No período da manhã, das 10h às 12h, a roda de conversa Os museus indígenas e as perspectivas do protagonismo dos povos originários na promoção da sustentabilidade planetária,contará coma mediação de Davidson Kaseker, gerente do Museu das Culturas Indígenas, e terá a participação de Mário Chagas, Cris Takuá, Angélica Fabbri e Suzenalson Kanindé.

Já no período da tarde, das 15h às 17h, a roda de conversa Museologia indígena, formas de existência e modos de pensar e agir terá a mediação de Davidson Kaseker e a participação de Josué Kaingang, Carlos Papá e Antônia Kanindé.

A entrada é gratuita, com retirada de ingressos antecipadas no site.

São 50 vagas disponíveis por encontro.

Semana Nacional de Museus

O tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, pretende destacar a importância dos museus como espaços que viabilizam bem-estar e bem-viver, a fim de promover o desenvolvimento sustentável das comunidades. Os Museus são fundamentais para estimular a consciência, fortalecer as identidades e a participação cidadã.

A programação completa da edição está disponível no site do Ibram.

Sobre o MCI

O Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) – Organização Social de Cultura – em parceria com o Instituto Maracá, associação sem fins lucrativos que tem como finalidade a proteção, difusão e valorização do patrimônio cultural indígena. O MCI apresenta uma proposta inovadora de gestão compartilhada a ser construída ao longo da experiência, com o fortalecimento do protagonismo indígena. É em espaço de diálogo intercultural, pluralidade, encontros entre povos indígenas e não-indígenas, onde a memória da ancestralidade permitirá aos diversos povos originários compartilharem suas mensagens, ideias, saberes, conhecimentos, filosofias, músicas, artes e histórias. Uma conquista dos povos indígenas, ainda em processo de construção, neste território na cidade, aberto para que o público entre em contato com sua própria história, e com outras histórias do Brasil.

SERVIÇO

Roda de conversas no Museu das Culturas Indígenas na 21ª Semana Nacional de Museus

Encontro 1: Os museus indígenas e as perspectivas do protagonismo dos povos originários na promoção da sustentabilidade planetária

Horário: das 10h às 12h

Encontro 2: Museologia indígena, formas de existência e modos de pensar e agir

Horário: das 15h às 17h

Inscrições abertas no site

Vagas: 50 por encontro

Museu das Culturas Indígenas 

Local: R. Dona Germaine Burchard, 451 – Água Branca, São Paulo/SP 

Entrada: participação gratuita nas atividades.  

Siga o MCI nas redes sociais:
Instagram (@museudasculturasindigenas)
Facebook (/museudasculturasindigenas)
Twitter (@mcindigenas)
YouTube

IMPRENSA

SECRETARIA DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA DO ESTADO

Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)
imprensaculturasp@sp.gov.br

AGÊNCIA GALO
Assessoria de Imprensa – ACAM Portinari
www.agenciagalo.com
contato@agenciagalo.com 

Laiz Sousa
(11) 98184-4575
laiz.sousa@agenciagalo.com

Tales Rocha
tales.rocha@agenciagalo.com

Thiago Rebouças
thiago.reboucas@agenciagalo.com